História das Jóias e Bijouterias – Coco Chanel, Anos 20 e 30

9 Abr
Coco Chanel também amava Badulaques!!!

Coco Chanel também amava Badulaques!!!

Meninas, a partir de hoje teremos posts especiais sobre história da moda, bijoux, tendências e novidades. Estamos apaixonadas pela história das jóias e vamos compartilhando aos poucos por aqui as nossas descobertas… vamos começar?

A jóia, palavra  que vem do latim jocalis e que quer dizer “o que dá prazer”, tem uma história longa, que caminha junto com a história do ser humano. Os primeiros adornos usados pelo homem eram feitos com ossos, dentes de animais, conchas, pedras, madeiras e simbolizavam status, poder ou misticismos.  Com o tempo e com as descobertas do homem as jóias foram se aperfeiçoando e ganhando novos materiais como ouro, prata, pedrarias entre outros. Em cada momento da história do ser humano é possível achar referências de jóias e adornos, que simbolizaram principalmente status social durante muito tempo.

Chanel e suas bijoux!

Chanel e suas bijoux!

Vamos falar mais sobre a história das jóias aqui do blog em outras ocasiões, mas hoje vamos destacar a “virada”, onde as jóias começaram a ser popularizadas em forma de bijouterias, adornos feitos com materiais não preciosos. Uma das responsáveis por isto foi a estilista Coco Chanel, que também revolucionou a estética da indumentária feminina nos anos 20.
No ano de 1924, Chanel lançou uma coleção de ” bijouterie fantaisie”, bijouterias com design especial mas feita com materiais não preciosos, o que barateava seu custo e fez com que mais mulheres pudessem se enfeitar numa época onde as jóias eram um símbolo máximo de status. É importante lembrar que “bijoux” em francês significa “jóia”, por isso a palavra “fantaisie” anda junto com a palavra bijoux no nome desta coleção, indicando que as “bijoux” são “fantasia”

Chanel fotografada por Horst P. Horst. Reparam nos Badulaques!!

Chanel fotografada por Horst P. Horst. Reparem nos Badulaques!!

Reparem que Chanel explorou muito as bijouterias em seus looks, que são elegantes e clean, contrastando com a grande quantidade de ornamentos que ela adorava. Na década de 30 Chanel inovou novamente, mas desta vez no mundo das jóias com sua coleção “Bijoux de Diamants” , jóias de diamantes com desenhos delicados e seguindo o estilo de Chanel, altamente inspirado em sua infância, nas constelações, franjas e penas. A marca Chanel lançou há algum tempo atrás um vídeo onde conta um pouco sobre esta coleção, que foi exibida na casa da estilista, na famosa Faubourg Saint-Honoré 29. Assista aqui ao video!

Bijoux de Diamants by Coco Chanel

Bijoux de Diamants by Coco Chanel

Expo Bijoux de Diamants by Coco Chanel

Expo Bijoux de Diamants by Coco Chanel

Pois é meninas, graças à Chanel, que começou a onda de “baratear” as jóias, temos hoje acesso à milhares de modelos de bijouterias para nos enfeitarmos sem problemas financeiros e sem riscos (afinal, quem é que tem coragem de sair com uma jóia verdadeira na rua hoje em dia, hein?!)

Viva Coco Chanel!
Por Fernanda Weber.

Coco Chanel trabalhando ♡

Coco Chanel trabalhando ♡

 

Anúncios

2 Respostas to “História das Jóias e Bijouterias – Coco Chanel, Anos 20 e 30”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Post Especial: História do Cloisonné ♡ | - 14 de Maio de 2013

    […] Nas bijouterias o cloisonné não é feito como em jóias, então os metais não formam a base do desenho e muitas vezes são somente sobrepostos contrastando com resina colorida e desenhos esmaltados. Considerando que um cloisonné feito com a técnica correta é um processo artesanal e que por isso tem um custo elevado, a versão “cloisonné bijoux fantasie” nos cai muito bem, né? (lembrei das “bijoux fantasie” da Coco Chanel!!) […]

  2. Ícone: Coco Chanel. | - 13 de Agosto de 2013

    […] Chanel não acabam nunca. Sempre tem um detalhe, uma nova versão para descobrir e questionar. Aliás, uma vez fiz um post aqui sobre as bijouterias de Chanel, vocês lembram? Se vocês se interessarem, acabei de ler o livro “Coco Chanel – A vida e a Lenda, de […]

Deixe seu comentário ;)

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: