Resumão História da Moda: de 1920 à 2012! #moda

16 Abr

Editoriais de moda são uma ótima ferramenta para estilistas, stylists, maquiadores e fotógrafos expressarem sua forma de ver a moda. O editorial feito pelo fotógrafo Laurent Humbert e divulgado pelo site Le Figaro- Madame ano passado é um editorial que me chamou a atenção porque traz um resumão da história da moda e dos acessórios desde a década de 1920 até 2012. Claro, as peças todas são atuais mas foram totalmente inspiradas na moda de décadas atrás. Os recortes das roupas, os tecidos, bordados e todos os acessórios remetem às tendências das década em destaque e nos ajudam a visualizar as mudanças da moda durante todo este tempo e a entender como inspirações do passado se transformam em peças atuais. Vamos comentar cada imagem e compará-las à imagens antigas de cada década em questão? : ) Vamos lá:

Editorial História da Moda e Acessórios / Anos 20 - Foto por Laurent Humbert

Editorial História da Moda e Acessórios / Anos 20 – Foto por Laurent Humbert

Os “loucos” anos 20 repaginado segundo o editorial de Laurent Humbert: Tendências dos anos 20 com a modernidade dos tecidos e materiais de hoje em dia. Comprimento midi dos vestidos, sandálias abertas, bolsas de mão e bijouterias como a gargantilha, muito usada nos anos 20.

A vida real: chapéus, colares compridos de pérolas, sapatos abertos mas mais comportados e comprimento midi. Reparem que o joelho nunca está à mostra e a cintura do vestido é sempre na altura do quadril.

A vida real - Anos 20  Imagem do site "Cutedrop.com"

A vida real – Anos 20
Imagem do site “Cutedrop.com”

Os anos 30 do editorial vem com as silhuetas mais masculinizadas e trazem cabelos bem arrumados e quase nada de bijoux! Acho este look totalmente inspirado na famosa atriz alemã Marlene Dietrich que brilhou nos anos 30 em Hollywood, não acham?

Editorial História da Moda e Acessórios / Anos 30 - Foto por Laurent Humbert

Editorial História da Moda e Acessórios / Anos 30 – Foto por Laurent Humbert

A vida quase real: Acho que não podemos dizer que a vida de Marlene Dietrich não era como a vida de uma mulher comum nos anos 30, certo? Ela influenciou sim a moda, mas será que este look pegou nas ruas?

Marlene Dietrich na década de 30

Marlene Dietrich na década de 30

Com a crise econômica de 1929 a década de 30 foi uma época difícil e a moda retrata muito bem isso, os detalhes são mínimos e a roupa do dia-a-dia é simples e sem firulas.

A moda dos anos 30 nas ruas

A moda dos anos 30 nas ruas

Os Anos 40 do editorial trazem de volta o estilo mais feminino para a mulher, que tem o look bem comportado mas muito feminino. Reparem nos cabelos com penteado que era moda nos anos 40 mas com um toque de modernidade, onde os fios não estão completamente arrumados e certinhos. O batom bem escuro demarca bastante a boca e a releitura dos sapatos estilo mary-jane se transformam em plataformas no editorial. As bijoux quase não aparecem de tão discretas, repararam?

Editorial História da Moda e Acessórios / Anos 40 - Foto por Laurent Humbert

Editorial História da Moda e Acessórios / Anos 40 – Foto por Laurent Humbert

A vida real: Tempos de guerra não são fáceis. Porém a segunda guerra mundial trouxe várias inovações para a moda principalmente na área de tecidos e modelagem. As mulheres tiveram que se virar para se vestir e com isso a indústria explorou novos materiais e novos conceitos de moda e beleza. Para quem se interessar, indico um livro muito interessante que conta um pouco sobre a moda em tempos de guerra, o “Moda & Guerra” do Dominique Veillon #ficaadica

Anos 40

Os anos 40 nas ruas

A versão anos 50 deste editorial traz uma mulher rockabilly excêntrica. Os óculos “de gatinha” eram de fato bem populares e as saias mais rodadas também. A cintura marcada e os cabelos bem arrumados eram moda, além do uso de muitas jóias para festas e eventos.

Editorial História da Moda e Acessórios / Anos 50 - Foto por Laurent Humbert

Editorial História da Moda e Acessórios / Anos 50 – Foto por Laurent Humbert

Vida real:  De fato o Rockabilly é uma tendência anos 50, mas a mulher comum se vestia de forma mais discreta e elegante. As luvas eram tendência assim como as saias abaixo do joelho, cabelos bem arrumados e bijoux discretas, mas que faziam a diferença no look.

Editorial História da Moda e Acessórios / Anos 50 - Foto por Laurent Humbert

Editorial História da Moda e Acessórios / Anos 50 – Foto por Laurent Humbert

Os anos 60 deste editorial trazem meninas bem “retrô” como diríamos hoje em dia. Para lembrar do estilo dos anos 60, os “sweet sixties”, é só lembrar da modelo mais famosa da época, a Twiggy, que usava cabelos curtinhos e os cílios e olhos bem demarcados, além de vestidos tipo trapézio e outros modelos com corte mais reto.

Editorial História da Moda e Acessórios / Anos 60 - Foto por Laurent Humbert

Editorial História da Moda e Acessórios / Anos 60 – Foto por Laurent Humbert

Na vida real as estampas psicodélicas estavam em alta e estampas mais discretas também. As cores fortes estavam sempre presente nos looks sem esquecer dos tons pastéis. Os cabelos eram bem arrumados e muitas mulheres usavam perucas para deixar os coques mais volumosos. Os vestidos tubinhos eram hit!

A moda das ruas dos anos 60

A moda das ruas dos anos 60

A versão anos 70 deste editorial traz um hippie super chic, com estampas super coloridas  e mixadas (que aparecem em sapatos e bolsas) além de maxi-colar de contas. De fato é um super up na moda dos anos 70, hein?! rs

Editorial História da Moda e Acessórios / Anos 70 - Foto por Laurent Humbert

Editorial História da Moda e Acessórios / Anos 70 – Foto por Laurent Humbert

Na vida real a onda hippie era forte na moda e as calças boca-de-sino e saias longas estavam em todos os lugares. Os cabelos eram mais soltos e compridos. As estampas florais e psicodélicas ainda estavam em alta e os colares compridos de contas faziam a cabeça das mulheres.

Saias longas dos anos 70

Saias longas dos anos 70

A moda dos anos 80, normalmente tão odiada por tantas pessoas, está até ok neste editorial, não acham? A realidade era bem mais difícil!!! haha. Bom, os aspectos principais estão de fato aí: tudo bem over, bijoux chamativa e brilhos nas roupas…acho só que os cabelos estão comportados demais, não acham? ;)

Editorial História da Moda e Acessórios / Anos 80 - Foto por Laurent Humbert

Editorial História da Moda e Acessórios / Anos 80 – Foto por Laurent Humbert

A vida real dos anos 80 era bem mais over que isso, concordam? Adoro esta imagem do seriado americano Dynasty  que foi ao ar de 81 à 89. Acho que esta foto retrata bem os anos 80, principalmente os cabelos!!! rs

Imagem do seriado "Dynasty"

Imagem do seriado “Dynasty”

O editorial de história da moda retrata os anos 90 de uma forma que eu não esperava. Acho que muitos retratariam a moda dos anos 90 de forma mais clean, mas gostei da pegada mais grunge com roupas mais largas, xadrez, cabelos soltos e uma mulher mais urbana e dona de si. De fato o grunge foi uma tendência forte que vai e volta até hoje, mas a moda dos anos 90 foi muito mais do que isso.

Editorial História da Moda e Acessórios / Anos 90 - Foto por Laurent Humbert

Editorial História da Moda e Acessórios / Anos 90 – Foto por Laurent Humbert

A moda real dos anos 90 já apresetava várias “frentes” ao mesmo tempo. Tendência clean, roupas mais coladas no corpo e ao mesmo tempo roupas mais largas no corpo. Muito jeans, cintura alta, meia-calça, calça bailarina e praticamente na-da de bijoux.

Resumo da moda dos anos 90 em imagem do seriado "Barrados no Baile" - "Beverly Hills 90210

Resumo da moda dos anos 90 em imagem do seriado “Barrados no Baile” – “Beverly Hills 90210

Às vezes é difícil visualizar e entender o que de fato foi a moda de uma década atrás da que estamos vivendo. Para nós ainda é muito perto, parece que as coisas nem mudaram tanto, né?! Neste editorial os anos 2000 são retratados de forma minimalista e andrógina, onde o masculino e feminino se misturam….tudo muito clean, inclusive a maquiagem.

Editorial História da Moda e Acessórios / Anos 2000 - Foto por Laurent Humbert

Editorial História da Moda e Acessórios / Anos 2000 – Foto por Laurent Humbert

A moda real da primeira década de 2000 foi uma misturama de muitas coisas. A internet já estava mais popular e a moda começou a ter influências de todos os lados. Podemos listar muitas tendências desta primeira década e para isso achei duas imagens ótimas que fazem um resumão das principais ondas dessa década. Foi na primeira década de 2000 por exemplo que as bolsas tiveram um “boom” e começaram a ditar moda. Olha só:

Anos 2000 à 2004

Anos 2000 à 2004

Anos 2005 à 2009

O que dizer dos anos 2012? Uma mistura de várias décadas? Acho que os detalhes são mais importantes que o todo e o sport chic é uma tendência segundo o editorial de história da moda e acessórios. O que vocês acham? Já sabem dizer o que vai marcar esta nova década?

Ano 2012

Editorial História da Moda e Acessórios / Anos 2012 – Foto por Laurent Humbert

Por Fernanda Weber.

 

2 Respostas to “Resumão História da Moda: de 1920 à 2012! #moda”

  1. Alberto 22 de Novembro de 2014 às 16:26 #

    realmente muito interessante, gostei muito, dicas legais e inspiradoras
    Um Post que complementa http://www.conceitom.com.br/moda-inspirada-passado/#more-793

Trackbacks/Pingbacks

  1. Rock & Moda: O Grunge! | - 2 de Maio de 2013

    […] mesmo largado dos anos 90 e do qual a Fernanda Weber falou um pouquinho neste post aqui sobre a História da Moda. Apesar desse visual ter poucos acessórios,acreditamos por aqui que um bom mix de pulseiras ou […]

Deixe seu comentário ;)

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: