Moda & Rock: Folk!

9 Maio

Oi Meninas!!
Hoje é meu último post da trilogia “Música & Moda” Aaaaaaaaaaaaaaaaaaa! :(
Relembrando que falei sobre o Rock depois passeamos pelo grunge e hoje falaremos de….FOLK.
A folk music é sempre muito lembrada por um de seus maiores representantes que é o Bob Dylan, mas ela começou muito mais lá trás, no século XIX, essa expressão provinha do termo “Folk Lore”, que nada mais é que a cultura gerada a partir do saber popular, em geral as canções vindas dos campos durante o trabalho manual, cantada pelos trabalhadores que compunham este universo: estético,musical e visual, elas eram passadas adiante no boca a boca, e geralmente também habitavam os momentos de lazer dessas pessoas, ramificando para cantigas de roda ou canções de dança onde uma coreografia era sempre executada.

camponeses com legenda
Faz parte do universo da folk music musicas tradicionais de alguns países e regiões , assim como toda a indumentária que acompanha essas músicas que em geral são peças coloridas e de algodão, com muitos lenços e cores fortes como o vermelho e verde, bordados em linha,saias rodadas,franjas e penduricalhos. Exemplos bem famosos são a Tarantella da Itália, o Fado de Portugal e  a Polca da Polônia (será que podemos aqui considerar o baião ou o forró típicos do nordeste brasileiro como uma música folk? Eu acredito que sim)

grupo tarantella com legenda
O Folk começou a ganhar um novo formato nos anos 60, quando uma parte da juventude se segurou nesse gênero musical para mostrar sua consciência política alinhada á esquerda e rebeldia, eles se sentiam carentes de uma representação cultural e social, e por isso se agarraram ao Folk como uma volta ás raízes, o grande ícone foi Bob Dylan,mesmo depois tendo enveredado para o Rock, ele fez muitos shows disseminando a cultura folk como música de protesto usando a formula gaita e violão para emoldurar seus versos, tendo importantes sucessores como a cantora Joan Baez.

Dylan+Baez

Aqui no Brasil tivemos atualmente um namoro com a música folk com artista que claramente se inspiraram em Dylan como a Mallu Magalhães (que em minha opinião é uma fofa tanto para cantar como para se vestir, tá liiinda no clip “Sambinha Bom” não deixem de assistir!) e o grupo Vanguart. São musicas gostosas de escutar com vozes boas de se ouvir.

Mullu+Vanguart
A moda folk vem toda trabalhada em elementos que remetem ao regionalismo e á vida no campo, vestidos longos de algodão com estampas delicadas, jeans lavado,acessórios em couro em peças sempre confortáveis que lembram o artesanal mas sem deixar de lado o toque urbano nos acessórios.Botas com vestidos e um arzinho vintage sempre compõe muito bem o look de quem está na onda folk sem deixar de ser moderna.O folk passeia bem do casual ao chic.

montagem folk
Essa geração hipster flerta muito bem com o folk dando uma modernizada nesse visual, assim como já tivemos á uns verões atrás o Boho, que nada mais é que um folk glamourizado. Então, nada como um look folk para você se sentir confortavelmente na moda né?
Espero que vocês tenham gostado dessa trilogia, meninas e quinta feira que vem volto com um novo post para vocês :)
Beijooos
Haldry Martarelli.
 

Deixe seu comentário ;)

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: