Cinema & Moda: Bonequinha de Luxo!

6 Jun

Oi Meninas!!
Hoje vou conversar com vocês sobre um clássico que eu amo muito e que já devo ter assistido umas 200 vezes no mínimo desde que me entendo por gente, é o filme Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany’s).

Cartaz Original

Cartaz Original

O filme é de 1961, e como todo mundo sabe eternizou a diva Audrey Hepburn e o figurino feito por Hubert Givenchy com o famoso e atemporal pretinho básico e acessórios eternos como as pérolas e óculos escuros grandes(uma parceria que depois virou eterna entre estilista e atriz). No filme a personagem de Audrey é Holly Golightly, uma moça ambiciosa que mora em Nova York e trabalha como acompanhante de luxo que tem como meta na vida casar-se com um homem rico e tornar-se atriz de Hollywood,mas ela acaba se envolvendo com um escritor que é sustentado pela amante.O filme é uma comédia romântica gostosa de assistir mas na época que foi filmado houve grande estardalhaço pois essa mulher que gostava de pequenos prazeres sem culpa e inclusive praticava sexo casual,foi um grande divisor de águas na sociedade.

foto clássica Audrey
A história é baseada em um livro de Truman Capote (aliás o filme sobre ele chamado Capote de 2005 dirigido por  Bennett Miller com Philip Seymour Hoffman no papel-título também é muito bom), que teria vendido os direitos autorais para Paramount sendo do seu desejo que Marilyn Monroe fizesse o papel principal e fosse dirigido por  John Frankenheimer.Mas Marilyn acabou recusando o papel pois seu agente achou que não seria bom para sua imagem interpretar uma prostituta, o papel foi oferecido para Kim Novak que também o recusou e isto abriu caminho para eternizar Audrey como a Bonequinha de Luxo.E Audrey por sua vez pediu a troca do diretor pois não conhecia o trabalho de Frankenheimer, que foi parar na mão de  Blake Edwards.Ufa uma verdadeira dança de cadeiras,não é? Mas no final o resultado foi o melhor possível.

Audrey X Marilyn

Marilyn X Audrey

Algumas coisas do livro foram omitidas no filme para se adaptarem á atriz e causar menos impacto na sociedade conservadora da época. .No livro a personagem tem nuances bissexuais e o escritor Paul (Fred) Varjak (papel de George Peppard) por quem ela se apaixona era homossexual e sendo assim não possuía uma amante.  Audrey declarou em entrevistas que não tinha nada a ver com a personagem mas que esse era seu grande desafio.

Audrey e Peppard

Audrey e Peppard

Muitas outras curiosidades permeiam os sets do filme como Audrey ter estrelado a produção apenas 3 meses após ter dado á luz ao seu primeiro filho Sean Ferrer, não dá para imaginar assistindo ao filme que aquela “garota”tinha acabado de se tornar mãe,não é mesmo?Outra curiosidade é a cena em que Audrey canta “Moon River” na sacada tocando um violão,ela não tinha preparo para canto nenhum e a canção foi escrita especialmente para ocasião de forma a minimizar os erros vocais de Audrey, e ela por sua vez ensaiou exaustivamente a canção e a cena para que tudo ficasse perfeito.

Cena Moon River

Cena Moon River

Para filmar a cena de Holly na Tiffany’s, pela primeira vez desde o século XIX uma loja da rede de joias abriu suas portas em um domingo.E apesar de não se notar em nada no filme, a cena que Audrey observa as vitrines da loja,foi acompanhada por centenas de espectadores por de traz das câmeras o que deixou a atriz muito, muito nervosa e a levou a cometer erros o que a obrigou a repetir a cena inúmeras vezes.

Cena da vitrine

Cena da vitrine

Os números do filme também são bem impressionantes para época, a produção custou em torno de 2,5 milhões de dólares e Audrey alcançou o segundo maior salário pago á uma atriz na época de US$750 mil, perdendo apenas para Elizabeth Taylor em Cleópatra que recebeu um cachê de US$1 milhão.O filme ainda ganhou dois Oscar (melhor trilha sonora e melhor canção original por Moon River) e foi indicado também para as categorias de Melhor atriz,melhor roteiro adaptado e melhor direção de arte.Ganhou também o Grammy de melhor trilha sonora, além de ser indicado também ao globo de ouro como melhor atriz e  melhor filme.

Mega produção heim?!? Mas o que importa é que é um filme eterno, um daqueles clássicos que não morrem no nosso coração,que sempre bate aquela vontadezinha de rever em um domingo frio,sabe?

Se você não assistiu ainda,dá uma olhadinha no trailer oficial, tenho certeza que você também vai se apaixonar por cenas memoráveis como a festa no apartamento, o café da manhã, Holly e Paul mascarados em Nova York e as visitas que Holly faz ao seu protetor Sally Tomato em Sing Sing com figurinos bárbaros!!
Beijos e até semana que vem ;)

Por Haldry Martarelli

Badulakit  

Advertisements

Uma resposta to “Cinema & Moda: Bonequinha de Luxo!”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Bonequinha de Luxo! | Reino de Cupcake - 12 de Setembro de 2013

    […] No filme a personagem de Audrey é Holly Golightly, uma moça ambiciosa que mora em Nova York e trabalha como acompanhante de luxo que tem como meta na vida casar-se com um homem rico e tornar-se atriz […]

Deixe seu comentário ;)

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: