Sempre gostei de cinema mas não sou fanática. Tenho alguns filmes do coração e outros que me marcaram por algum motivo às vezes explicável, às vezes não. “Mulheres à beira de um ataque de nervos”, filme do espanhol Pedro Almodóvar lançado em 1988, é um dos filmes que me marcou muito por exemplo e eu acho que sei porque (ai, será que consigo explicar??)
Quando eu tinha uns quinze, dezesseis anos (1997/98) passei por uma fase de ver filmes clássicos com amigos. Nos juntávamos na casa de alguém depois da escola ou no fim de semana para passar a tarde assistindo filmes clássicos e novos clássicos. Entrava de tudo na lista de filme que alugávamos (sim, alugávamos a fita VHS!! haha), tinha filme de drama, comédia, terror, musical…tudo! Numa tarde dessas alugamos “Mulheres à beira de um ataque de nervos” e eu pirei!
As cores, o figurino, a expressividade da língua espanhola, as atrizes! O filme me deixou vidrada. De alguma forma eu compreendia toda aquela confusão, aqueles sentimentos “à beira de um ataque de nervos”, apesar de ser adolescente na época.
O jeito como Almodóvar trabalha com as cores é muito impressionante e muito autoral. É possível reconhecer o seu estilo, sempre over, kitsch, com muita geometria e cores quentes (nesse filme tem muito vermelho!). O figurino, claro, não poderia seguir outro caminho. O figurinista de Almodóvar, José Maria de Cossío, é um grande parceiro do diretor e coordenou os figurinos de filmes como Mulheres à beira de um ataque de nervos, Kika (com participação do estilista Jean Paul Gaultier). Ata-me e Abraços Partidos. Juntos eles criam e criaram a “Estética Almodóvar ” nos figurinos. A dupla cria moda e não simplesmente constrói uma época, um período aonde a história de passa.
O figurino do “Mulheres à beira de um ataque de nervos” é bem anos 80, tem muitos brincões, conjunto de blaser com saia, meia calça preta, estampa xadrez, estampas coloridas, muito vermelho, poá e uns toques anos 60 de uma das personagens, a Lucía. Acho que o figurino faz parte do lado cômico do filme hoje em dia, mas sempre teve a cara do Almodóvar e talvez, na época de seu lançamento (1988), não tenha chamado tanta a atenção (será?).
O filme é marcante mais pelo conjunto da obra do que pelo figurino em si, apesar dele ser muito importante para a estética toda. Acho que para quem curte moda, é um filme bem datado (alguns dizem que é atemporal…não concordo) e interessante de se ver. Aliás, se você nunca assistiu, repare na quantidade de vezes que a Pepa (Carmem Maura) troca de roupa durante o filme! hehe
Por Fernanda Weber.
Deixe seu comentário ;)