As Patricinhas de Beverly Hills / Clueless – Moda anos 90 de volta!

23 Jul

Clueless
Quem não lembra do closet incrível que a Cher Horowitz (Alicia Silverstone) tinha no filme “As Patricinhas de Beverly Hills” (“Clueless”)? Sonho de consumo quase unânime entre as adolescentes dos anos 90 e acredito que de algumas mulheres também, hein?! O closet era automatizado e a Cher escolhia a combinação de peças pelo computador, que vestia a própria Cher na tela para ela ver a combinação escolhida. Quando as peças não combinavam o computador alertava:  Mis-Match! (Não combina!)

Closet da Cher

Closet da Cher

O filme, lançado em 1995, (gente, 18 anos!!!) é uma ótima fonte de pesquisas sobre a moda dos anos 90. A personagem principal, a Cher, interpretada pela Alicia Silverstone, é uma menina rica e consumista que adora ajudar os outros com seu jeito único. Ela e suas amigas são ricas, moram em Beverly Hills e são fashion victims, o que faz com que cada look do filme nos mostre um pouco do que estava rolando na década de 90. No filme você vê tudo: saia xadrez, camisas brancas sendo usadas por baixo de casaquinhos e coletes de tricô, saltos mary-jane, transparências, vestidos justos e curtos, golinhas em destaque, veludo molhado, cintura alta, camisetas cropped etc. Alguma semelhança com as tendências atuais e de A/W2013? Pois é. Olha só a comparação de roupas do filme com peças atuais de vários designers:

Peças da Topshop, Missoni, Paul Smith, Joseph Glenda, Marni, One Teespoon e VeroModa.

Peças da Topshop, Missoni, Paul Smith, Joseph Glenda, Marni, One Teespoon e VeroModa.

Peças Farfecth e Ghost

Vestido Calvin Klein no filme e peças atuais Farfecth e Ghost

Casaco Asos

Casaco Asos

Vestido Alaia no filme e Vestido Stella McCartney atual

Vestido Alaia no filme e Vestido Stella McCartney atual

Parte do ensaio da marca Wildfox feito em 2013 inspirado no filme:

Ensaio-Filme-Clueless
Veja todo o ensaio aqui!!!

Sweater inspirado no filme. A Cher sempre usa essa expressão: “As if!”

Sweater Wildfox

Sweater da Loja Wildfox, a mesma que fez o ensaio inspirado no filme!

Vale lembrar que a Alicia Silverstone estava bombando na época. Lembram dela nos clipes de “Crazy” e “Cryin'” da banda Aerosmith? A própria atriz era um hit na década de 90. Inclusive, se você quiser aprofundar suas pesquisas sobre os looks e comportamento 90’s, vale a pena assistir aos clipes que mencionei do Aerosmith porque eles também tem muitas referências. Repare nas roupas dela, acessórios dos atores e músicos…e claro, curta as músicas, que marcaram época #ficaadica

Voltando ao tópico: No filme vemos vários atores que seguiram carreira e estão por aí até hoje…tem até a Brittany Murphy que faleceu em 2009. Cada personagem tem um estilo de se vestir, mas todos eles seguem tendências da década de 90, que também é muito conhecida pela variedade de tendências e estilos como o minimalismo, o grunge, influências hippies, influências do mundo do rap, do skate entre outros. Tem uma parte do filme em que a Cher comenta sobre o estilo dos meninos da sua geração. Ela diz que não entende porque os meninos se vestem do jeito que eles se vestem. Ela diz que parece que eles cairam da cama com cabelos gordurentos e simplesmente colocaram uma calça baggy e bonés pra trás e pergunta: Esperam que as meninas morram de amores?? “- I don’t think sooo”, (Acho que não!) responde ela. Veja aqui este trecho!
Nessas imagens você vê a moda dos skatistas da época. A corrente de bolinhas pendurada no bolso de um dos meninos (hit dos anos 90), as cuecas aparecendo, a calça lá embaixo, os bonés, as estampas e acessórios (Gente, o que é o menino com a blusa tie-dye e a calça listrada, tudo na mesma paleta de cor?!?! hahaha).

- Repare no povo com celulares na mão ou imitando quem está com celular. Os celulares estavam começando a ser disseminados e eram enormes! Lembram do Motorola tijolão? rs

– Repare no povo com celulares na mão ou imitando quem está com celular. Os celulares estavam começando a ser disseminados e eram enormes! Lembram do Motorola tijolão? rs

No filme você verá peças de marcas famosas como Alaia e Calvin Klein (citadas no filme) além de modelos de outras marcas selecionados pela figurinista Mona May para completar o luxuoso closet de Cher. Além de referências de roupas, você vai ouvir músicas de bandas que eram hit na época como Radiohead, Supergrass, Luscious Jackson, No Doubt, Beastie Boys, Counting Crows entre outros.

Tenho que confessar que curto filmes adolescentes tipo os do John Hughes, que “lançou” essa tendência/estilo de filmes, sabe?  Eu tinha 13 anos quando este filme foi lançado e me lembro de usar saias xadrez e meias ¾ bem no estilo da Cher. Acredito que este filme tenha marcado muita gente da minha idade, de uma forma ou de outra, assim como o “Curtindo a Vida Adoidado” marcou a década de 80. Patricinhas de Beverly Hills foi dirigido por Amy Heckerling, é cheio de piadinhas e é divertido, uma ótima sessão da tarde, sabe?! Vale a pena assistir, nem que seja para ter uma hora e pouco de bobagem (e muitas referências!) para descansar a cabeça.

Ah!!! Veja aqui todos os looks da Cher no filme em apenas 58 segundos! ; )

Por Fernanda Weber.
Badulakit  

Uma resposta to “As Patricinhas de Beverly Hills / Clueless – Moda anos 90 de volta!”

  1. larisa 2 de Maio de 2015 às 15:58 #

    amei

Deixe seu comentário ;)

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: