História: Presilha Pente

24 Set

O pente é um objeto que está por aí desde sempre. Dizem que peças que lembram pentes foram encontrados em tumbas das civilizações do mar Egeu, mas foi em Roma que o primeiro pente de bolso surgiu, para ser usado nos intervalos das lutas. Com o passar dos séculos a matéria-prima do pente foi se aprimorando e o uso de madeiras e ossos de animais eram comuns.

Pentes Egípcios

Pentes Egípcios

Ao que parece as egípcias foram as primeiras a exibir pentes feitos de ouro, como jóias, cravejados com pedras preciosas. Claro, isso não era pra qualquer um, né? rs. Como qualquer jóia, principalmente naquela época, estas peças eram símbolos de status e classe social. Sei que as egípcias usavam muitas perucas porque era comum raspar os cabelos (por causa de piolhos), mas não encontrei referências nem imagens destes pentes sendo usados como enfeites no cabelo.
As romanas também tinham pentes enfeitados, mas parece que elas de fato usavam pentes trabalhados e com enfeites como ornamento para os cabelos. O Museu de Londres expôs a imagem abaixo em uma exposição sobre a época romana de Londres. Segundo dados do museu, um dos deveres das serventes era arrumar os longos cabelos de suas patroas e enfeitá-los com pentes e alfinetes.

Museum of London: Roman London Exhibition - Maid and Mistress

Museum of London: Roman London Exhibition – Maid and Mistress

No século 19 as espanholas começaram a usar as “peinetas”, presilhas pente feitas com casco de tartagura, como complemento de um coque que poderia também sustentar um véu de renda, conhecido como “mantilla”. Hoje em dia as peinetas podem ser de plástico ou outros materiais e ainda são usadas, mas em eventos como casamentos por exemplo.

Peineta espanhola antiga

Peineta espanhola antiga

Na década de 20 os enfeites de cabelo ganharam força e era comum usar presilhas pente como acessório para “domar” os cabelos. Os modelos dos anos 20 tem muito brilho e com o tempo estes brilhos já não eram mais de jóias e pedras preciosas e sim brilhos “mais baratos”. Os estilos foram variando com o tempo e a presilha pente foi ganhando várias versões em pedraria falsa, flores e formas variadas para serem usadas tanto no dia a dia quanto em eventos especiais.

Anúncio de Presilha Pente de 1905

Anúncio de Presilha Pente de 1905

Presilhas Pente inspiradas na década de 20

Presilhas Pente inspiradas na década de 20

Hoje em dia é possível encontrar tais peças em plástico ou metal com ou sem enfeites. Existem modelos para todos os gostos mas o esquema de prender o cabelo com as “pernas” do pente continua o mesmo. Presilhas pente são ótimas para “domar” o cabelo e deixá-lo arrumado, não é a toa que nunca sai de moda e vive se reinventando.

Presilhas Pente de modelos variados

Presilhas Pente de modelos variados

Aqui na Badulakit nós já fizemos a nossa versão de presilha pente, vocês já viram? Nos inspiramos em referências retrô e geométricas para montar nossos modelos que estão disponíveis no nosso site!

Presilhas Pente Exclusivas Badulakit!

Presilhas Pente Exclusivas Badulakit!

Por Fernanda Weber.

Badulakit  

Anúncios

Deixe seu comentário ;)

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: