Mulheres Girafas e seus colares

10 Out

Oi Meninas, tudo bem por aí?
Acordei inspirada para dividir com vocês um assunto que me intriga e que me fascina, as mulheres girafas da Tailândia, acho que vocês já ouviram falar né? São aquelas mulheres de pescoço comprido cheio de colares dourados das tribos Kayan ou Padaung ( elas vem refugiadas do Mayanmar para Chiang Mai na Tailândia)
Eu sempre fico intrigada pensando sobre as diversas formas que os seres humanos sempre buscaram através dos séculos e através de inúmeras culturas para se adornar e se diferenciar, os enfeites corporais estão por aí das mais variadas formas, desde tatuagens até simples brinquinhos. E pensar que tudo isso começou lá atrás quando o homem passou a criar uma identidade pessoal e de grupo e quis imprimir sua marca, ou expressar seus sentimentos através de seu próprio corpo.
O caso das mulheres girafas, vem de um rito de passagem especial que se inicia aos 5 anos,atualmente as mulheres desta tribo tem a possibilidade de escolher se querem ou não usar os “colares”,que na verdade é um fio de cobre que  enrolado ao pescoço  vai ganhando voltas conforme o passar dos anos.

menina flores cabeça

Esta tradição se remonta de muitos séculos, e hoje em dia não se sabe ao certo o porquê começou, alguns acreditam que era uma forma dos maridos punirem as adulteras, outros que era para proteger as mulheres dos ataques certeiros diretamente no pescoço dos tigres da região, e ainda (o que eu eu acho ser o mais provável) alguns dizem que essas mulheres alongavam seus pescoço como uma forma de se tornarem mais belas, esguias e atraentes.

senhora com argolas

O pescoço dessas mulheres na verdade não se alongam,mas as clavículas são empurradas para baixo comprimindo o tórax o que dá a falsa sensação de o pescoço ser comprido. As peças são muito pesadas algo em torno de 10Kg quando atingem o seu máximo que é de 25 aros. É mito que elas não podem tirar os aros e que seus pescoços se quebram depois de alguns anos se ficarem sem eles, na verdade elas tiram de tempos em tempos para higiene e para trocar a peça por maiores, só precisam tomar cuidado com movimentos bruscos pois o pescoço fica extremamente sensível.

colocando argolas

Mas a realidade, hoje, dessas mulheres é bem triste, porque esses aros em torno do pescoço virou seu ganha-pão, pois sem eles elas não atrairiam turistas que são hoje a principal fonte de sua sobrevivência, posto que o governo da Tailândia não tem regras claras quanto aos seus refugiados,e elas ficam restritas aos campos de refugiados sem poder sair. A comunidade vive de objetos que vendem de artesanato ,muitos feitos em seus teares, porém a maioria dos turistas vão lá para vê-las e não para comprar, o que enriquece a indústria do turismo local e não propriamente as pessoas da tribo.

É muito triste saber que uma cultura milenar como esta, hoje em dia existe apenas para atrair turistas e torna essas mulheres praticamente expostas como animais em zoológicos apenas para saciar a curiosidade e não para viver suas vidas em suas tribos e dar continuidade á sua história.

Tailandia-vendas

De qualquer forma é uma beleza incontestável que trazem essas mulheres, sempre sorrindo nas fotos e com seus enfeites de cabelos e saias rodadas coloridos contrastando com o metal reluzente de seus pescoços. Nós por aqui que adoramos um acessórios não cansamos de admirar fotos dessas meninas que inspiram e muito. Lá no site da Badulakit tem uma porção de colares e pulseiras com uma pegada étnica que dá um super up em qualquer look. Eu adoro misturar acessórios mais “rústicos” com roupas mais básicas ou mais modernas para fazer toda diferença e dar meu toque pessoal nas roupas.. :)

board colares e pulseiras badulakit

1-Colar Marrocos  ; 2-Colar Espanha ; 3-Colar Bahia  ; 4- Kit Super Gold ; 5-Pulseira Ashtray

Não deixem de aproveitar a promoção do site Badulakit tudo com 45% de desconto para você se enfeitar muiiito também. #ficaadica
Beijos e até semana que vem.
Por Haldry Martarelli
Badulakit  

Anúncios

Deixe seu comentário ;)

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: