História dos Cabelos Coloridos

26 Nov

Temos visto a tendência de cabelos coloridos crescer há algumas temporadas no mundo todo. Parece que só agora essa tendência está ficando maior no Brasil e já começa a tomar as ruas de forma discreta mas já notável.
O que pouca gente sabe é que essa “tendência” teve sua primeira aparição há pelo menos 300 anos. Muito louco, né?!
Pois é, antigamente, ao invés de tinta, um pó especial era utilizado para pulverizar os cabelos e dar cor a eles. O Rei Henrique IV da França usava este pó na cor preta para escurecer e disfarçar seus cabelos grisalhos. Até então este pó era mais usado como desengordurante de cabelo e foi só no século XVIII que os pós ganharam cores e fizeram sucesso com a mulherada. Quando aplicados nos cabelos os pós davam um efeito de cor diferente, em tom pastel.
O quadro do artista Yermolai Kamezhenkov (abaixo) retrata um belo cabelo rosa pastel e foi feito no ano de 1790.

"Portrait of a Young Lady" de Yermolai Kamezhenkov de 1790

“Portrait of a Young Lady” de Yermolai Kamezhenkov de 1790

Entre os séculos XVII e XVIII tanto homens quanto mulheres usavam pó nos cabelos. Tais pós eram feitos com milho ou farinha de trigo e tinham qualidades variadas no mercado. Ao contrário do Rei Henrique IV da França que queria disfarça os grisalhos, a tendência mesmo era usar cabelos e perucas brancas. O pó na cor branca era o mais caro do mercado, portanto ter cabelos assim virou uma questão de status social.
O top 3 de cores eram o branco, off-white e os cinzas, porém os coloridos faziam sucesso entre as mulheres, inclusive com a Rainha Maria Antonieta. Dizem que as francesas já usavam cabelos coloridos em 1750 e que só em 1770 que essa moda chegou na Inlgaterra. De fato os lançamentos de tendências nessa época sempre vinham da França, né?! É o know-how deles!! Em 1780 a moda já estava em toda a Europa e praticamente todos os jovens tinha os cabelos pulverizados. Os caríssimos pós brancos ficaram restritos aos ricos, vale lembrar.

Olha só a Rainha Maria Antonieta em retrato de 1775 com cabelos rosa pastel:

Marie Antoinette por Jacques-Fabien Gautier D’Agoty, 1775

Marie Antoinette por Jacques-Fabien Gautier D’Agoty, 1775

A Rainha Maria Antonieta com os cabelos cinzas….sabe o que lembrei? Que tem cenas ótimas sobre isso no filme “Marie Antoinette” da Sofia Coppola! #ficaadica

Marie Antoinette por Elisabeth Vigee-Lebrun, 1783

Marie Antoinette por Elisabeth Vigee-Lebrun, 1783

Agora, olha que louco: Sabe porque essa moda acabou? Por causa de um imposto!! Em 1795 o Governo britânico começou a cobrar imposto anual sobre o pó utilizado nos cabelos. É, os ingleses tiveram imposto até por número de janelas que tinham em casa, então não é tão estranho assim haha. Lá na França a moda acabou junto com o começo da Revolução Francesa em 1789 e virou símbolo da decadência da nobreza.
Depois disso, só lá para 1913 que os cabelos coloridos começaram a aparecer novamente e em 1950 muitas mulheres usavam cabelos coloridos para combinar com seus vestidos. Me lembrou do filme Grease, que é de 78 mas se passa nos anos 50. Lembram da menina do cabelo rosa?? Ela combinava o cabelo com a roupa!! : )))

Propaganda: Cabelo Rosa Pastel, década de 50

Propaganda: Cabelo Rosa Pastel, década de 50

Anúncio sobre cores de cabelo de 1951

Anúncio sobre cores de cabelo de 1951

Pois é, depois vieram o Punk, o Glam e outros momentos em que o cabelo colorido voltou à moda. Acho que aqui no Brasil quem começou com isso foi a Baby Consuelo (hoje Baby do Brasil), né?! Mais recentemente (de 2000 e pouco pra cá, vai) a Mari Moon divulgou e divulga bastante essa moda e inspira muitas meninas por causa do seu estilo de vida e mudança constante de cores de cabelo, sempre bem coloridos. Essa moda “voltou” em 2011 mais ou menos…perto da época em que a Lana Del Rey apareceu com suas famosas tiaras de Flores, sabe?! A imagem abaixo foi manipulada para deixar os cabelos da Lana coloridos, mas a tendência ressurgiu bem nessa época mesmo e inspirou muita gente. São sempre em torno de 2 anos de tendência fora para a coisa pegar por aqui de verdade, já repararam?

Lana Del Rey na época do lançamento do seu disco "Born to Die" em 2011/ 2012.

Lana Del Rey na época do lançamento do seu disco “Born to Die” em 2011 – Cor de cabelos manipulados e divulgados na internet como inspiração.

Sei que muitas meninas também são apaixonadas pela estética de Sereias e isso também está em alta, viu?! (acho que sempre está em alta no fim das contas). Os cabelos das Sereias são inspirações eternas para muita gente e existem até as “Mermaid Parade“, desfiles com essa temática. O desfile de Coney Island por exemplo começou em 83! Inspirando cabelos coloridos há 30 anos!!! :P

Li um pedaço de um artigo de 1914 sobre a moralidade X cor dos cabelos que se chama “The morals of pink and blue hair” assinado por Lady Duff-Gordon..muito interessante, vale a pena ler! Leia trechos em português aqui no ótimo blog:”Moda Histórica”

Por Fernanda Weber.

Badulakit  

Deixe seu comentário ;)

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: