Matryoshkas ou Mamushkas: Bonequinhas Russas na Badulakit!

5 Dez

Oi meninas!

De toda a nova coleção da Badulakit, que agora tem presentes e decorações, devo confessar que me apaixonei e muito pelas Matryoshkas, aquelas bonequinhas russas que vem uma dentro da outra. Bom eu já venho notando uma crescente de coisas que se inspiram nessas bonequinhas, tem tecidos, colares, bolsas…Tudo tão lindo e fofo que a gente nem sabe o que escolher, mas as bonequinhas em sua versão original são as melhores, um charme só.
Eu acho que elas fazem toda a diferença na decoração, em especial para decorações de casas e apartamentos mais modernos que está tão atual agora, ou até mesmo para seu quarto, é fofo demais. MatryoshkasA história dessas bonequinhas é relativamente recente (confesso que eu achava que era uma tradição milenar lá da Rússia), as primeiras Matryoshkas datam dos anos 90 do século 19 e diz que foi um brinquedo inventado por um artesão russo para um concurso de brinquedos, e ele ficou em terceiro lugar. Depois desta primeira aparição, a boneca se popularizou por todo o país e ganhou o nome de Matryoshka que vem de “Matryona”, que era um nome muito popular entre as camponesas da Rússia, e este nome tem raiz latina tendo “mater”o significado de “mãe”, o que tem tudo a ver com o brinquedo já que o fato de uma boneca grande comportar outras menores lembra o período gestacional da mulher. O conjunto de bonecas ainda é conhecida como “Mamushka”.

Matryoshkas tradicional

Em geral as bonecas tem formato cilíndrico, com rostos redondos pintados e vestimentas floridas que lembra a das camponesas, os braços são pintados no próprio cilindro de madeira.O normal são conjunto de 5 á 7 bonecas,mas os artesões deixam a imaginação solta e já se sabe de Matryoshkas com até 30 bonequinhas. Da grande para a pequena o tamanho vai se reduzindo uma a uma, até chegar na menorzinha que em geral lembra um bebê e é feita de madeira maciça não abrindo mais.

matryoshkas grande numero

Não dá para negar que essas bonequinhas são um sucesso, e uma fofura. Eu particularmente estou apostando nelas para presente de natal de algumas pessoas queridas que sei que assim como eu gosta de decorar a casa com coisinhas diferentes e divertidas.
A grande dúvida é ficar entre o conjunto azul  e o vermelho! Os dois são lindos, com pintura feita à mão na madeira e cheio de detalhes.

Matryoshkas Badula
Corram lá no site meninas, que ainda tem das bonequinhas para vocês comprarem, vocês não vão se arrepender, tenho certeza! :)
Beijos e até semana que vem.

Por Haldry Martarelli

Badulakit  

Uma resposta to “Matryoshkas ou Mamushkas: Bonequinhas Russas na Badulakit!”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Bonequinhas Kokeshi | - 10 de Dezembro de 2013

    […] quinta-feira passada a Haldry Martarelli falou aqui no Blog sobre as bonequinhas russas, as matryoshkas. Me animei e fui atrás de mais informações sobre as Kokeshis, as famosas bonequinhas japonesas. […]

Deixe seu comentário ;)

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: