Bonequinhas Kokeshi

10 Dez

Na quinta-feira passada a Haldry Martarelli falou aqui no Blog sobre as bonequinhas russas, as matryoshkas. Me animei e fui atrás de mais informações sobre as Kokeshis, as famosas bonequinhas japonesas. Tanto as Matryoshkas quanto as Kokeshi são feitas de madeira, mas as bonecas Kokeshi não vem uma dentro da outra, como as bonecas russas. Ambas são fruto do artesanato e são conhecidas como souveniers típicos de seus países.

Kokeshi Tradicional

Kokeshi Tradicional

As Kokeshi vieram do nordeste do Japão, da região das fontes termais daquele país. Surgiram em torno de 1600 e 1860 e eram feitas somente pelos Kiji-shi, artesãos de madeira, e eram vendidas como lembranças. O formato de tronco simples, cabeça grande e detalhes do rosto formam a base de um modelo de Kokeshi, o Dento. No total são 11 tipos oficiais (Dento) de formato de Kokeshi, cada uma com uma característica diferente de sua região. As onze formas tradicionais são: Tsuchiyu, Togatta, Yajiro, Naruko, Sakunami, Yamagata, Kijiyama, Nanbu, Tsugaru, Zao-takayu, e Hijioro. A forma tradicional mais comum e mais conhecida é a “Naruko”, na foto está como “Narugo”.

Kokeshis Tradicionais do Japão.

Kokeshis Tradicionais do Japão.

As lindas bonecas japonesas feitas de madeira com acabamento feito com cera encantam pessoas de várias culturas diferentes e já sofreram inúmeras transformações nas mãos de artistas. As Kokeshi Shingata, as chamadas “Kokeshis Criativas” com pinturas e formas diferentes das tradicionais, começaram a ser trabalhadas após a Segunda Guerra Mundial, em 1945. São mais encontradas nas grandes cidades e por isso são mais “moderninhas” que as outras. A versão de bonequinhas Kokeshi que temos na Badulakit por exemplo seria uma dessas, pois ela é estilisada e totalmente fora dos padrões das kokeshi tradicionais. Porém, ela mantém uma certa simplicidade e é super charmosinha, né?! Não é a toa que o mundo inteiro morre de amores por essas bonequinhas.

Os vários tipos de Kokeshi que podemos encontrar por aí...

Os vários tipos de Kokeshi que podemos encontrar por aí…

Kokeshi da Badulakit.

Kokeshi da Badulakit.

Dizem que no Japão estas bonequinhas também simbolizam a alma das crianças e existem tradições em que elas aparecem até em cerimônias de cremação e cemitérios, sendo mantidas como lápides. Claro, tudo isso varia de região para região e a cultura vai sendo levada pra frente pelos artesãos e toda a população. Por aqui nós usamos as Kokeshi como enfeite para nossas casa e cantinhos pessoais, como o cantinho aonde você se arruma e mantém seus badulaques. Achamos essas bonequinhas super fofas e acabamos colocando outras versões de Kokeshi na nossa coleção, como a Kokeshi Caneca e a Kokeshi cofre! Além de tudo isso essas bonequinhas estão em alta, são tendência há algum tempo e aparecem em estampas de roupas, tecidos pra patchwork, livros infantis, peças para decoração etc, assim como quem? Como as Matryoshkas!! Já repararam, né?! Aposto que sim!!

Tendência Kokeshi

Tendência Kokeshi

Inspire-se e dê uma olhadinha nas nossas Kokeshis no nosso site! Aproveitem o frete grátis!!!!

Por Fernanda Weber.
Badulakit  

Deixe seu comentário ;)

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: