Beleza Real, sem Photoshop!

11 Fev

Há muito tempo venho acompanhando campanhas contra o uso de imagens retocadas no Photoshop em capas de revistas e todas as polêmicas que sempre giram em torno da moda quando o assunto é padrão de beleza. Em 2006 a Dove lançou a campanha a favor da beleza real com o vídeo “Dove Evolution”, que foi super comentado e polêmico. A Dove colocou o assunto em pauta e durante anos praticamente só esta marca abordava esse assunto, de maneira super leve e bacana, diga-se de passagem.
Em 2010 eu achei que as coisas tinham começado a caminhar em uma direção interessante, quando finalmente as modelos “plus size” começaram a aparecer na mídia. Naquele ano por exemplo, Britney Spears pediu para que fotos retocadas de um ensaio dela para a marca Candie´s fossem divulgadas lado a lado com as fotos originais, deixando evidentes as transformações feitas em seu corpo por meio digital. Ao comparar as fotos de antes e depois da cantora realmente conseguimos enxergar o quanto somos “enganados” e começamos a entender porque nosso padrão de beleza anda tão distorcido. Jessica Simpson também entrou na onda de assumir sua real beleza aparecendo sem retoques na capa e ensaio da Marie Claire americana também em 2010. Ao ser questionada sobre esta decisão – corajosa para muitos –  Jessica disse que não tem nada para provar e que não se importa com o que as pessoas pensam dela. (É isso ae!!!)

Britney Spears e suas fotos para a Candie's em 2010: Com e sem retoques.

Britney Spears e suas fotos para a Candie’s em 2010: Com e sem retoques.

Tara Lynn, uma das primeiras modelos "plus size" lançadas no mercado. Capa de 2010.

Tara Lynn, uma das primeiras modelos “plus size” lançadas no mercado. Capa de 2010.

A Elle francesa teve também em 2010 a modelo plus size Tara Lynn na capa e em um ensaio, onde em uma das fotos ela aparece totalmente nua. A onda plus size (modelos fora dos padrões de peso e altura do mercado de moda) foi um estouro e pegou rápido em todo o mundo. Confesso não gostar da “classificação” plus size porque acho que exclui e gera preconceitos, mas acho que foi um grande passo sim, mas hoje acabou virando um nicho especial de mercado e não aparece tanto mais nas revistas.

Em 2009 LuizaBrunet e outras modelos fizeram fotos de rosto sem retoques para o fotógrafo alemão Peter Lindbergh em seu ensaio de ” mulheres de verdade com menos retoques” e aqui no Brasil, em 2010, Luiza Brunet saiu na capa da Cláudia sem retoques:

Luiza Brunet sem retoques em capa de 2010.

Luiza Brunet sem retoques em capa de 2010.

Estamos em 2014 e a discussão sobre o Photoshop e sobre os padrões de beleza continua e está sempre por aí. Essa semana  por exemplo uma notícia foi bastante comentada: o trabalho do renomado artista Chuck Close para a Vanity Fair especial de cinema, vocês viram?! Pois é, Chuck Close tirou fotos de celebridades do cinema americano sem um pingo de maquiagem e nenhuma produção. Nem tirar a oleosidade do rosto foi permitido, os atores e as atrizes foram fotografados exatamente como estavam quando chegaram para o ensaio: ze-ro glamour. Olhem só a Scarlett Johansson e Kate Winslet nas fotos abaixo…essas são as fotos oficiais, publicadas para o grande público!

Scarlet e Kate: gente como a gente.

Scarlet e Kate: gente como a gente.

Não foram só as atrizes que se submeteram a isso, atores consagrados também foram fotografados “ao natural”, entre eles Brad Pitt, George Clooney e Sean Penn.

Sean Penn com o artista/fotógrafo Chuck Close e suas fotos oficiais.

Sean Penn com o artista/fotógrafo Chuck Close e suas fotos oficiais.

Eu adorei tudo isso – adoro o Chuck Close há anos, aliás –  e acho que temos que manter esse tema vivo sempre! Entre 2010 e 2014 algumas outras capas de revistas publicaram fotos de celebridades sem retoque, como a capa da Cate Blanchet para a revista Intelligent Life em 2012, mas ainda acho que falta mais! Queremos mais pessoas reais!!! A Madonna por exemplo a-do-ra sair de boneca em tudo quanto é lugar…sempre retocada rsrs.

Cate Blanchet sem maquiagem em capa de 2012: Assumindo suas rugas, sua vida!

Cate Blanchet sem maquiagem em capa de 2012: Assumindo suas rugas, sua vida real!

Gente, qual é o problema de assumirmos nosso rosto e nosso corpo? Somos humanos, nascemos, crescemos e envelhecemos como todo mundo. Pena que precisamos que celebridades e artistas venham à público dar a cara à tapa para discutirmos abertamente sobre isso e sobre a manipulação de imagem em que estamos acostumados a aceitar como realidade. Parece que a Mila Kunis também entrou na onda e saiu numa recente campanha de perfumes sem retoques..dizem que ela disse ter feito isso porque acha que todos nós somos idiotas e precisamos de realidade. E por falar em perfumes, a cantora húngara Boggie lançou recentemente o vídeo da música “Nouveau Parfum” em que aparece cantando e sendo maquiada e retocada “ao vivo” em um programa de edição de imagens. No final do video uma imagem comprara o antes e o depois. Estou feliz com todo esse movimento!! Veja o vídeo da cantora Boggie aqui!

Nós por aqui defendemos a beleza real e temos até um selinho ali na coluna da direita do Blog, o “Mulher sem Photoshop”, movimento criado pela Cris Guerra, do Blog “Hoje vou assim”.  Nós também temos um grupo de lindas mulheres que já foram nossas modelos. São nossas amigas e clientes que posaram para nós em várias de nossas coleções…elas não foram retocadas, somente maquiadas e produzidas. Nós adoramos o resultado!! Veja as fotos aqui.
Moda e auto-estima tem que andar juntas e de bem, não acham?! Somos a favor!

Ah! Veja aqui um vídeo que acompanha um ensaio fotográfico de “Nu orgânico”, que explora a “Beleza Orgânica” das mulheres. O vídeo também fala um pouquinho da história dos padrões de beleza. Video curtinho, mas bem bacana.

Por Fernanda Weber.

Badulakit  

Uma resposta to “Beleza Real, sem Photoshop!”

Trackbacks/Pingbacks

  1. A história do Biquíni | - 13 de Fevereiro de 2014

    […] todo tipo de corpo. Esses dias vi uma foto de algumas atrizes gordinhas que posaram de biquíni em defesa das “mulheres reais” e achei isso o máximo, aqui no site acreditamos demais na beleza…, e este tipo de “protesto” vai muito de encontro com o nosso pensamento, e o que é mais legal! […]

Deixe seu comentário ;)

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: