Exposição: David Bowie no MIS em São Paulo

18 Fev

aladdin_sane

As fotos originais desse ensaio para a capa de Alladin Sane estão na exposição!!!

Sábado passado fui na exposição sobre o David Bowie que está acontecendo no MIS, Museu da Imagem e do Som aqui de São Paulo. A expo vai ficar aberta até começo de abril e custa R$10 a inteira e R$5 a meia entrada, e ,apesar de estar sempre cheia, é uma exposição que vale muito a pena ser visitada! Principalmente para quem gosta de cultura pop, moda e música.

Eu na realidade sou meio suspeita para falar de David Bowie. Fui apresentada ao seu trabalho com uns 8, 9 anos através das minhas irmãs, que escutavam suas músicas e curtiam o estilão do Bowie. Desde então me interessei tanto pela música quanto pela estética Bowie, sempre camaleônico, moderno e mudando em todos os momentos. Virei fã logo cedo e comecei a acompanhar todos os passos dele no cinema, música etc. Os olhos (um de cada cor) de Bowie sempre me chamaram muito a atenção também, principalmente quando pequena porque eu achava muito louco e muito bonito ao mesmo tempo! rsrs :P

Imagem: Divulgação por Gil Vicente

Imagem: Divulgação por Gil Vicente

A exposição que está no MIS foi organizada pelo hypado museu “Victoria & Albert Museum” de Londres, mais conhecido como V&A. Este museu tem tradição em expor peças de design e eles sempre focam bastante em roupas e jóias também, então prepare-se para ver muitos figurinos, muitos videos, capas de disco, artes finais e inspirações em geral atrelados às fases de Bowie. A experiência sonora da exposição também é muito legal! Ao entrar você ganha um aparelho de som que vai mudando a “estação” à medida em que você caminha pelas salas do museu. O som é todo sincronizado, então você entra no clima super fácil e percebe que todo mundo dá sempre uma dançadinha ou canta um trecho de música no meio do caminho. Muito fácil ficar “preso” nas várias salas, simplesmente curtindo a música, as imagens e a ambientação da exposição.

Bowie sempre curtiu trabalhar com pessoas que tem ideias inovadoras, não importando se essas pessoas (artistas, designers, diretores, estilistas etc) são conhecidas do grande público ou não. Por isso Bowie fez parcerias incríveis e sempre esteve à frente do seu tempo. As parcerias com estilistas estão em destaque na exposição (eu amei, claro!), e além de figurinos originais de estilistas como Kansai Yamamoto ou Alexander McQueen é possível ver artes finais originais de álbuns do cantor, letras de música originais escritas à mão, fotos da infância, inspirações e início de carreira….

Macacão icônico usado por David Bowie e assinado por Kansai Yamamoto.

Macacão icônico usado por David Bowie e assinado por Kansai Yamamoto – Está na exposição!!!

Ah! Na última sala da exposição é possível ver uma “coletânea” de figurinos e o último show de Bowie como Ziggy Stardust projetado em um telão de 360 graus. O show aconteceu em 1972 e naquele mesmo ano Bowie voltou aos palcos com outro personagem, o Alladin Sane, para uma nova fase criativa. O show é emocionante e todos os visitantes ficam meio passados olhando pra cima e cantando junto. Uma experiência muito bacana!!!

Bom, espero que tenha empolgado vocês! Gosto muito do trabalho de Bowie e não poderia deixar de ir nessa exposição… : ) Até abril, hein? Não vai perder!

Por Fernanda Weber.

Badulakit  

Deixe seu comentário ;)

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: