Os Beatles e a Moda.

18 Jun

Os Beatles são quase uma unanimidade. Não podemos negar a gigantesca influência que a banda teve na cultura mundial, tanto na música quanto na moda e comportamento. Hoje, com a internet, temos acesso rápido a todos os tipos de tendências de moda, conhecemos novas bandas com um click e somos influenciados de todos os lados. Nos anos sessenta a coisa era bem diferente. A TV e o Cinema eram mídias poderosas e influenciavam o mundo todo. Os Beatles, além de fazer shows, também apareciam em shows de TV, revistas, jornais e, influenciados por Elvis Presley, também faziam filmes musicais que passavam em cinemas (os primeiros “clips” do mercado). Ou seja, eles dominavam o conteúdo das mídias mais influentes do mundo sem grandes competidores à altura. A Beatlemania aconteceu, a banda foi consagrada e as influências dos Beatles sobre a moda estavam só começando. Acredito que não veremos mais uma banda como os Beatles. O tempo passou, os tempos mudaram e mesmo assim eles ainda conquistam novas gerações. Quais outras bandas mantém este status? São poucas.

George Harrison, John Lennon, Paul McCartney e Ringo Starr sonhavam em ser astros do Rock como Elvis Presley. No começo da banda, em 1956, os músicos apostaram no look rebelde, usavam topetes e jaquetas de couro assim como praticamente todas as outras bandas da época, por grande influência norte americana.
Quando o Brian Epstein, empresário britânico, fez sua proposta comercial para gerir aos Beatles, sugeriu uma mudança radical de comportamento e figurino. A banda costumava beber, fumar, conversar e até xingar durante os shows. Eles também paravam músicas no meio e “causavam” em seus shows. Epstein sugeriu um novo look: ternos justos e gravatas, ambos impecáveis. O cabelo era igual para todos, corte volumoso com franjinha. O comportamento no palco também mudou e a partir de agora era totalmente profissional. (Dizem que Paul McCartney foi o primeiro Beatle a topar a mudança.)
A estratégia de Epstein deu certo. Em 1963 os Beatles lançaram o disco “Please Please Me” e começou a fazer moda. Nada como ser diferente para chamar a atenção do público, né?!
please-please-me
the-beatles-1963
Entre 63 e metade de 65, já totalmente enquadrados na estratégia comercial de Epstein, os Beatles buscaram uma alfaiataria diferente. Na época, o estilista Pierre Cardin estava revolucionando a indumentária com suas criações e uma delas, o “Collarless Jacket”, inspirou os Beatles e seu alfaiate, Douglas Millings. Assim, Millings criou o famoso terno cinza, sem colarinho e lapela. As gravatas também mudaram e ficaram mais finas. O antigo terno dos Beatles estilo italiano clássico preto, agora ficou “moderninho”.

Terno Cylinder Style "Collarless" (sem gola) por Pierre Cardin X Terno dos Beatles

Terno Cylinder Style “Collarless” (sem gola) por Pierre Cardin X Terno dos Beatles

beatles studio
Veja aqui a discografia dos Beatles!

Na época do Lançamento de “Rubber Soul”, em Dezembro de 1965, os Beatles já haviam conquistado o mundo todo e além do amadurecimento sonoro, o visual da banda mudou. A banda começou a mostrar mais sua personalidade em seus experimentos musicais e no seu figurino. Os cabelos estão maiores, as roupas já não formam mais conjuntos coordenados e eles já não são mais “bons moços”. Agora a banda usa calças e blazers descoordenados e os cabelos estão mais desgrenhados.

Rubber-Soul
cabelo-dos-beatles
Em Junho de 1967 mais um lançamento dos Beatles influenciou o mundo da moda. “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, o oitavo disco dos Beatles, trouxe a banda bem mais ousada, com roupas mega coloridas, estampas, bigodes e cavanhaques (Lembra daquela foto do seu pai essa época? Pois é!).

Sgt-Peppers
67-beatles
Coloridos-Beatles
george harrison floral shirt
Entre 67 e 69 a banda estava numa onda psicodélica (sim, muitos experimentos musicais/estéticos e drogas), assim como outras bandas da época. Trabalhou com animações, gravou mais filmes, explorou as cores, os sons. Nessa época o visual da banda era complementado com chapéus, lenços e coletes e a influência dos FabFour na moda era enorme. Eles ousavam mais no look e há quem diga que os Rolling Stones que influenciaram os Beatles e outras bandas a mudar seu visual e não seguir padrões. As batas indianas de George Harrison ganharam o mundo, assim como a cultura indiana disseminada pelo oriente pelos Beatles. Não é à toa que dizem que os Beatles foram precursores da Globalização!

Beatles 69

Se liga na pochete do John.

Se liga na pochete do John.

“Let it be”, disco de 1970, traz a banda cabeluda, com cada um no seu estilo mas com cabelos compridos, barba e calças bocas de sino (Sim, seu pai também usou). O fim da banda estava próximo e cada músico se vestia de uma forma, todos numa moda bem anos 70 e com várias influências. A banda se separou mas os músicos continuaram suas carreiras e continuaram a influenciar moda e comportamento. Quem não lembra do famoso óculos redondo do John Lennon, peça que ele usava da época em que ele morou em Nova York?!

let_it_be

John Lennon eternizado pelas lentes de Bob Gruen.

John Lennon eternizado pelas lentes de Bob Gruen.

Até hoje a influência dos Beatles na moda é enorme. Músicas inspiram coleções de moda, a banda inspira produtos, estampas, imagens e sempre vendem muito. Repare como até as poses para fotos viraram referência de “Poses de Banda” para sempre.
E você? Também foi influenciado pelos Beatles? : )

Ah! Adoramos este “Resumo” da Moda dos Beatles:

beatles
Por Fernanda Weber.

Badulakit  

Deixe seu comentário ;)

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: